top of page
Foto do escritorandrevach

SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Atualizado: 22 de ago. de 2022

PROTEÇÕES EM PARTES DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

As máquinas e equipamentos podem apresentar proteções fixas ou móveis, e estas devem estar em conformidade com a NR12

As máquinas e equipamentos podem apresentar proteções fixas ou móveis.


Para que servem as proteções de partes de máquinas fixas e móveis?

Para isolar uma zona de perigo de uma máquina ou equipamento, também serve para reter ou conter projeção de materiais, líquidos, cavacos, que possam ser ejetados pelas máquinas, além de reduzir emissões de ruído, radiações, substâncias como por exemplo, poeiras fumaça, gases, que possam ser gerados pela máquina e ou equipamento.


O que caracteriza uma proteção fixa?


Ser fixada de forma segura em sua posição.

· permanente (por meio de solda), ou

· por meio de elemento de fixação, por exemplo, porcas, parafusos.

Sua remoção deve ser impossível sem o uso de ferramentas. Uma proteção fixa, pode ser articulável para facilitar sua abertura. Muito importante é de que a proteção fixa não possa permanecer fechada ou em sua posição sem seus elementos de fixação.


O que caracteriza uma proteção móvel?


A proteção móvel se caracteriza por poder se aberta sem o uso de ferramentas, devem permanecer fixadas à máquina, ou a outra estrutura, normalmente por meio de dobradiças ou guias. Se a proteção móvel impede o acesso a partes móveis relacionadas a transmissões, devem ser intertravadas, com bloqueio quando necessário. Usa-se o dispositivo de intertravamento com bloqueio, quando a abertura da proteção dá acesso a zona de perigo, antes que cesse o risco, por exemplo zonas de transmissão.


Como determinar se a proteção deve ser fixa ou móvel?


O que determina que a proteção de uma máquina ou equipamento seja móvel e fixa é a necessidade de acesso a zona de perigo durante o turno de trabalho. Neste caso a NR12, determina que a proteção seja móvel se existir a necessidade de mais de uma vez a zona de perigo em um turno de trabalho.


Quanto a máquinas e equipamentos existentes como devo proceder?


Caso sua máquina ou equipamento seja anteriora a 2010, é recomendável que seja feito uma APR, Apreciação Preliminar de Risco. Esta ferramente permite identificar partes de máquinas e equipamentos que posssam causar danos a integridade dos trabalhadores, ou mesmo do patrimônio. Como resultado da Apreciação Preliminar de Riscos você tem um relatório de aderência da máquina e ou equipamento à NR12, Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, e aquilo que precisa ser adequado para o atendimento da norma regulamentadora. Finalmente será possível projetar as proteções requeridas determinar se devem ser fixas ou móveis, que tipo controle deve possuir.




Bibliografia:

ABNT NBR ISO 12100:2013 – Segurança de Máquinas – Princípios gerais de projeto – Apreciação e redução de riscos

NR12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos




13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page