O objetivo deste texto é apresentar uma ferramenta de reforço às práticas de segurança dos trabalhadores para organizações que ainda não a tenham implantada.
O DDS é uma forma de reforçar diariamente junto aos trabalhadores os riscos envolvidos nas respectivas atividades laborais e formas de prevenção. A duração do DDS não deve ultrapassar quinze minutos. Portanto, o tema abordado deve ser apresentado de forma rápida e objetiva em linguagem de fácil entendimento. O DDS pode ser conduzido por representantes do SESMT, CIPA, Técnico de Segurança, Supervisores, ou mesmo por trabalhador indicado pela empresa que receba esta atribuição.
Para eficácia do DDS é importante a escolha dos temas e a participação do grupo para que exista a troca de experiências. Também é importante que o grupo que participa do DDS não seja grande demais, podendo os temas serem divididos por atividades, setores, ou mesmo Grupos Homogêneos de Exposição (GHE).
O Grupo Target Brasil sugere alguns temas abordados em DDS:
· EPI’s;
· EPC’s;
· Riscos associados as atividades laborais e os procedimentos seguros;
· Higiene Ocupacional;
· Aspectos Ergonômicos;
Também é importante registrar os DDS’s para uma avaliação da eficácia da ferramenta nos indicadores relativos ao desempenho SESMT.
Bibliografia:
Administração Engenharia de Segurança do Trabalho, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - novembro de 2014, PUCRS.
Comments